segunda-feira, 16 de março de 2009

Arroz

arroz1

O arroz, no comércio, é classificado segundo o tamanho dos grãos: longos, médios e curtos.
- Grãos longos: amarelão, fortuna, agulha e maravilha
- Grãos médios: matão, blue rose, zênite, cambraia e caiena
- Grãos curtos: japonês, beira-campo e saquarema
Os grãos curtos, tendem a empapar e são utilizados, principalmente para fazer doces e os suchis, é claro. Para o arroz nosso de cada dia, o melhor é o arroz de grão longo.
Também podem ser classificados de acordo com a quantidade de grãos quebrados que estejam misturados aos grãos inteiros, em tipo 1 ou tipo 2, sendo que o segundo é mais barato.
Ao comprá-los, observe a cor do arroz. Quanto mais branco, menos nutritivo. O de melhor qualidade, deve ter a cor pérola.
Ao ser beneficiado, o arroz perde parte de suas qualidades nutritivas. O integral é aquele que não passa pelo processo de beneficiamento, é apenas descascado e retém a maio parte dos nutrientes. Exige uma maneira diferente de cozinhá-lo.
O arroz malekizado passa por um processamento diferente que evita a perda de sais minerais e vitaminas. É um pouco mais firme e não fica grudado. No entanto, tem cheiro diferente, ao ser cozido, o que desagrada a muitas pessoas.
Para armazenar, procure acondicioná-lo em vasilha fechada, longe da umidade.
Calcule, em média 50 g de arroz cru por pessoa, em cada refeição. Uma xícara, pesando em torno de 200 g, dá para quatro pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO