quinta-feira, 19 de março de 2009

Cebola

cebolaspequenas

Planta hortense bulbosa. O Rio Grande do Sul,é o maior produtor de cebolas de todo o país, com mais de 50% da produção.

A cebola é designada pela origem. Na Europa as cebolas são espanholas, francesas, italianas, inglesas, americanas, holandesas e japonesas. No Brasil, o Entreposto Terminal de São Paulo identifica a cebola como de São Paulo, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas, do Paraná, da Argentina.

Oriunda do Oriente, Ásia Ocidental, é muito cultivada na Europa e nas Américas. A cebola está presente na alimentação, e no tempero, das cozinhas do mundo inteiro. No Brasil é parte integrante da culinária do cotidiano nacional. Os produtores de cebola, brasileiros e argentinos, garantem cebola fresca durante todo o ano para o consumidor brasileiro, com sabor regional. O produtor brasileiro de cebola é bom de briga, mostrando a sua competência ao aumentar a produção em 22% nos últimos 10 anos, e, fazendo crescer a oferta do produto em meses tradicionalmente ocupados pela produção Argentina.

Pesquisa realizada pelo Ministério de Integração Nacional mostrou que nos supermercados paulistas a cebola responde por 25,2 % do volume das hortaliças comercializadas. Cebola é diversidade. É possível encontrar 4 cores de casca, 2 formatos, 3 sabores, alem de 4 categorias de qualidade e 7 classes de tamanho. As instituições de pesquisa e empresas de sementes investem na oferta de diversidade, atendendo às exigências do mercado. Somente a norma de classificação permite a caracterização da diversidade.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO