domingo, 15 de março de 2009

Alface

2alface

A alface, a rainha das verduras, é uma das hortaliças de folha mais consumidas em forma de saladas. Há vários tipos, a repolhuda alface-lisa, a alface-crespa, a alface-romana, com suas folhas largas, lisas e soltas. Entre as crespas, a alface mimosa, antigamente encontrada apenas no interior, chega às feiras livres da Capital e demais regiões, com suas folhas mais claras que a crespa comum e menos crespas, também, tem as folhas, digamos onduladas. Entre as repolhudas, o sucesso é todo da alface americana, bem fechada, compacta, de folhas claras e macias. Todos os tipos, com exceção das americanas, são usadas também na decoração de outros pratos.
O sal faz a alface perder muito líquido, deixando-a murcha, cozida, por esta razão, salgue e tempere apenas na hora de servir. É interessante servir o molho à parte, pois o que sobrar da salada pode ser guardado para ser consumido em outra refeição.
Se a alface murchar na geladeira, coloque-a por uns 20 minutos em água fria, depois de lavar e leve-as à geladeira até a hora de servir.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO