quarta-feira, 18 de março de 2009

Arenque

arenque

Peixe do mar; a palavra vem do francês haren, mas é de origem germânica e significa exército, este peixe, vive em cardumes, vivem nos mares do norte e báltico. Caminham em linha reta, para os lugares próximos das costas, onde querem desovar, depositando seus ovos nas mais profundas rochas, onde não podem ser destruídos pelas redes dos pescadores. Só depois de dois anos, atinge e estado adulto, cujo tamanho é de 30 a 40 centímetros, de comprimento. È fonte de grande riqueza para diversos países; devendo a cidade de Amsterdam, a seu progresso a pesca do arenque.

Durante muito tempo, pensou-se que os arenques fossem peixes migradores. Na realidade, esse peixe fica sempre na mesma região, mas em profundidades diferentes; os arenques reúnem-se em cardumes quando a temperatura da água está boa para a reprodução. É por isso que, na primavera, aparecem cardumes de arenques no canal da Mancha muito antes do que no litoral da Noruega. Mas não são os mesmos cardumes.

Existem 200 espécies de arenque nos oceanos Atlântico e pacífico. Caracterizam-se pelas escamas em forma de dentes de serra nos lados do ventre e pelos tubos finos e compridos que ligam as bexigas natatórias com o ouvido interno.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO