quinta-feira, 19 de março de 2009

Cacau

cacau

Fruto originário do Amazonas. Segundo os naturalistas, teve a sua cultura, iniciada em 1746, na Bahia, senda o primeiro plantador Antonio Dias Ribeiro, na Fazenda Cubículo. O maior produtor de Brasil, é a Bahia, 97% da produção é feita por aquele Estado. Só a cidade de Ilhéus, tem mais de 50.000.000 de pés de cacaueiros. Sua gordura, é empregada em farmácia, sob o nome de manteiga de cacau. De sua amêndoa do fruto, é que se faz o chocolate. Foi introduzida pelos índios, na América Central, e, posteriormente transplantada para a Ásia e África, pelos portugueses e espanhóis.

O cacau é o fruto de um arbusto originário da região equatorial da América e já era consumido pelos índios muito antes da chegada dos europeus, que o encontraram no México e o levaram para a Europa, onde desenvolveram seu uso industrial, criando o atual formato do chocolate, um produto tão delicioso que tornou-se a pior das tentações para os gordinhos e gordinhas do mundo todo. Em 1750, algumas mudas de cacau foram introduzidas na região sul do estado da Bahia e se deram tão bem por lá que Itabuna e Ilhéus ficaram conhecidas no mundo pela riqueza de seus fazendeiros, os famosos “coronéis do cacau”, tão bem descritos pela literatura de Jorge Amado.
A partir de 1930, entretanto, uma série de políticas governamentais equivocadas deu início a um lento mas inexorável processo de decadência na lavoura cacaueira baiana, até que, no fim da década de 80, veio a pá de cal, o surgimento de uma terrível praga, chamada “vassoura de bruxa”, que dizimou os cacauais, fazendo com que hoje o Brasil tenha que importar cacau para abastecer sua importante indústria chocolateira.
Os esforços da pesquisa agronômica baiana já estão, felizmente, dando ótimos resultados e o início da rápida recuperação já é um fato. Em breve vamos poder de novo dizer de um baiano cheio de dinheiro no bolso: esse aí está com o cacau.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO