quinta-feira, 19 de março de 2009

Batata

batata

A batata já era usada, pelos indígenas, antes da descoberta da América. A batata, chamada inglesa, apesar de seu nome, é originária da região andina, na América do Sul, entre as altitudes de 500 a 2000 metros, ideais para o seu desenvolvimento. O maior produtor de batata doce no Brasil é o Estado do Rio Grande do Sul.

A batata é a terceira fonte de alimento para a humanidade, superada apenas por arroz e trigo. Originária dos Andes, onde é cultivada há cerca de sete mil anos, foi introduzida na Europa no século 16. Trata-se de uma hortaliça do tipo tubérculo e pode apresentar coloração branca, posa ou arroxeada. Contém alto índice de carboidrato e é pobre em gordura, além de ser importante fonte de fósforo, vitaminas do grupo B e se destaca também como fonte de vitamina C.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil cultiva atualmente 142 mil hectares com batata, distribuídos em três safras: das águas, com colheita de dezembro a março; da seca, com oferta de abril a agosto e, safra de inverno, que ocorre de setembro a novembro. Em termos de participação por safra na oferta global, a das águas é a de maior concentração, responde por 52% do total, seguida pela safra da seca com 30% e, a safra de menor tamanho, a de inverno, com 18%. A razão pela qual a safra das águas atinge maiores volumes deve-se ao regime de chuvas, favorecendo o plantio em praticamente todas as regiões do país.
No Brasil é possível, devido ao clima, fazer até três plantios ao ano. O ciclo vegetativo da cultura da batata varia de 90 a 120 dias dependendo da variedade, do clima e do solo. A produtividade normal varia de oito a 14 toneladas de tubérculos por hectare na safra das águas e de 15 a 20 toneladas na safra da seca, desde que haja irrigação adequada.
Segundo o IBGE, o Brasil produziu 3,13 mil toneladas de batata no ano passado. O maior estado produtor brasileiro é Minas Gerais, respondendo por 32% da oferta anual. Em seguida figuram o estado de São Paulo com 24% e Paraná, com 22%. Juntos, respondem por 78% do abastecimento nacional.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO