terça-feira, 17 de março de 2009

Crosta de Bacalhau

 

2 folhas de massa folhada congelada

1 lombo de bacalhau inteiro de uns 400 gramas

100 g de salmão fumado

200 g de champinhons

50 ml de nata líquida

50 ml de vinho branco seco

manteiga

gema de ovo

um pouco de sal

pimenta branca, noz moscada.


Põe-se o bacalhau de molho durante 24 horas na parte mais baixa do frigorífico. Muda-se a água duas ou três vezes. Quando estiver no ponto de sal, escorre-se, retiram-se espinhas e pele, e reserva-se inteiro. Descongela-se a massa à temperatura ambiente. Lavam-se os cogumelos e cortam~se em lâminas finas.

Salteiam-se em manteiga e ,quando o líquido tiver evaporado, acrescenta-se o salmão fumado cortado em tiras e refoga-se por uns instantes. Rega-se com o vinho e, quando o álcool se tiver evaporado, acrescenta-se a nata e tempera-se a gosto. Estende-se com cuidado a massa até se obter duas porções de tamanho ligeiramente superior ao do lombo do bacalhau.

Coloca-se sobre a mesa uma das porções, sobre ela o bacalhau limpo e sobre este a mistura de champinhons e salmão. Cobre-se com a outra porção de albarda e fecha-se pressionando as bordas e seguindo a forma do bacalhau. Com uma faca desenham-se alguns sulcos sobre a massa, pincela-se com gema de ovo e leva-se ao forno durante 25 minutos(fomo pré-aquecido a 200º).

Conselho Final:

Também se pode utilizar migas de bacalhau, ou desfiar o bacalhau antes de o cobrir com a massa

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO