terça-feira, 17 de março de 2009

Bolinhos de Bacalhau Encharcados

 

220 g de bacalhau

250 g de molho de tomate espesso

l00 g de anchovas

100 g de atum

l dente de alho

l ramo de salsa

100 g de vinho branco seco

sal e pimenta

 

Coloca-se o bacalhau de molho durante 24 horas na parte mais baixa do frigorífico. Muda-se a água duas vezes. Convém utilizar postas não muito grossas. Quando o bacalhau estiver no ponto de sal, escorre-se bem e corta-se em forma de rectângulos. Tempera-se de pimenta e sobre cada um deles uma colher de molho de tomate. O resto do molho reserva-se.

À parte, mistura-se o atum, as anchovas, o alho e a salsa com uma colher de sopa de azeite e trabalham-se até conseguir uma massa. Divide-se esta massa em duas porções, e com uma delas recheia-se os filetes de bacalhau. Estende-se sobre cada um dos filetes uma colherada de massa, enrolam-se formando bolinhos e atam-se com fio ou prendem-se com palitos para que não se desfaçam.

Numa caçarola mistura -se o resto do molho de tomate com a outra metade da massa de atum e anchovas, a salsa picada e uma colher de azeite para fazer um molho. Deixa-se cozer tudo junto durante uns 25 minutos. Passado este tempo, os bolinhos estão feitos e o molho reduziu-se. Serve-se imediatamente.

Conselho Final:

Algumas azeitonas pretas picadas ficam muito bem misturadas com o atum e as anchovas do recheio.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO